Manutenção
Pavimentação se deteriora em avenidas de Sorocaba
Há buracos e desníveis em vias do Alto da Boa Vista e da zona industrial

O aviso de que está chegando à empresa em que trabalha, para o vigilante João Alves Feitosa, não é a fachada, ou os ônibus fretados, mas o balanço causado pelo asfalto danificado na via de acesso. Esta é a situação da avenida Liberdade, na zona industrial de Sorocaba. O trajeto é incômodo pela falta de sinalização de solo, sarjeta, calçada e principalmente pelo mau estado do asfalto
O vigilante passa pela avenida há seis anos. A moto é o único meio para ir ao trabalho todos os dias. “Eu estou com um problema de coluna sério. Quando eu chego aqui, naquele pedacinho eu venho devagarinho, mas mesmo assim chego aqui quebrado. Um pedaço tão pequeno, mas tem muito buraco. Fora que vai danificando, vai passando pelos buracos, uma hora a moto começa a quebrar”, descreve.
O motorista Reinaldo Marcos de Souza também costuma trafegar pela avenida Liberdade. “Sempre foi assim essa avenida. O problema é que dá muita trepidação, o ônibus é danificado, não tem faixa, não tem segurança”, considera. Marcos Eliseu de Sousa Barros tem a mesma opinião. “É muito difícil, é muito caminhão, carro, moto que trafegam, então, desvia de um buraco, dá de frente com outro buraco, com outros veículos que vêm, é complicado”, conta.
Para o engenheiro José Roberto Elmadjian, que trabalha na região, “a cada dia está mais perigoso”. As falhas na pavimentação também se estendem à avenida Jaraguá, onde há empresas.
Outra via com problemas no asfalto é a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, bastante movimentada e que dá acesso ao Paço Municipal. Os desníveis e ondulações são em maior quantidade no trecho de descida, sentido bairro-centro e na faixa da direita, próximo à Fatec.
A aposentada Maria das Graças Brisola passa por esse trecho todos os dias. “Está ruim, tem buraco, tem locais que parece que tem um abaixamento do solo. Precisa investir. Se você está na pista da direita tem muito remendo, parece que você está em uma estrada de terra.”
A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre a situação do asfalto nessas vias. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), há um processo de licitação em andamento, com previsão de assinatura de contrato ainda neste semestre para a manutenção asfáltica da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.
Para as avenidas Liberdade e Jaraguá, não há previsão de recapeamento, mas ambas recebem manutenções periódicas com serviço de tapa-buracos, conforme a prefeitura.
Galeria
Confira a galeria de fotos