Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pacto Federativo

Sorocaba ocupa vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos

Votação aconteceu durante a 87ª Reunião Geral, que concentrou gestores municipais de todo o Brasil

07 de Abril de 2025 às 19:12
Com a nova função, Manga representa os municípios e a entidade, em nível nacional, para discutir assuntos relacionados à revisão ao tema
Com a nova função, Manga representa os municípios e a entidade, em nível nacional, para discutir assuntos relacionados à revisão ao tema (Crédito: Zeca Ribeiro/FNP)

Sorocaba, representada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), foi eleita por unanimidade para ocupar a vice-presidência de Pacto Federativo, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A votação aconteceu durante a 87ª Reunião Geral do grupo, que concentrou gestores municipais de todo o Brasil, nesta segunda-feira (7).

O Pacto Federativo consiste em um conjunto de regras que divide as competências e organiza o funcionamento dos entes da Federação Brasileira. Desta forma, com a nova função, Manga representa os municípios e a entidade, em nível nacional, para discutir assuntos relacionados à revisão ao tema, com o intuito de viabilizar mais recursos governamentais para os municípios.

“Temos visitado prefeitos dos municípios de São Paulo e também de grandes cidades em outros Estados. O objetivo é estreitar relações e ampliar essa rede em prol da melhor qualidade de vida da população. É exatamente isso que a revisão do Pacto Federativo vai propiciar, impactando positivamente em cada município, para que cada um tenha mais recursos para atender aos anseios locais”, explica o Executivo.

Na ocasião, também houve a eleição e posse da diretoria da FNP para o biênio 2025/2027, que será presidida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Além disso, ocorreram discussões administrativas de âmbito interno da FNP, debates sobre temáticas de interesses das cidades e apresentações de propostas de parcerias envolvendo a iniciativa privada e o setor público.