Falta estrutura
Tribunal de Contas fiscaliza unidades de saúde na Região
Entre as cidades vistoriadas estão Sorocaba, Boituva, Cerquilho, Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz, Tatuí e Votorantim
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou hoje (7) uma fiscalização surpresa em 441 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) em 236 municípios paulistas. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), 13 locais foram vistoriados nas cidades de Boituva, Cerquilho, Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz, Sorocaba, Tatuí e Votorantim.
Segundo o TCE-SP, foi avaliado a falta de condições estruturais como obras incompletas, faixa de cobertura populacional (de 2.000 até 4.500 pessoas, conforme o porte do município), a ausência de instalações, equipamentos obrigatórios, falta e/ou desperdício de medicamentos, falta de exames, métodos contraceptivos e vacinas.
Na oportunidade, o Tribunal de Contas também fiscalizou problemas de gerenciamento, entre eles a dificuldade para agendamento ou encaminhamento de pacientes a serviços referenciados e não captação de informações da produção, não alimentação de sistemas de informação obrigatórios. Outros detalhes sobre a fiscalização ainda serão divulgados pelo TCE-SP.
Confira as unidades vistoriadas:
- Boituva
UBS Gerson Ferriello
- Cerquilho
USF Olivia Moraes Pinto
- Ibiúna
Posto de Saúde Lageadinho e Posto de Saúde Gabriel
- Itapetininga
USF Dr. Carlos Amadeu de Oliveira Vieira Mazzei e USF Srta. Márcia Regina Sardela
- Piedade
ESF Bairros dos Leites
- Porto Feliz
- UBS Dr. Walter Castelucci
- Sorocaba
USF Aparecidinha e USF Ulisses Guimarães
- Tatuí
ESF Dr. Simeão Orsi - Vila Angélica e ESF Jardim Gonzaga
- Votorantim
ESF Jardim Tatiana
Galeria
Confira a galeria de fotos