168 anos
Cidade se consolida como importante destino turístico da região

Espaços de refúgio para a família, riquezas ambientais e uma vista inesquecível — assim se caracteriza o turismo de Araçoiaba da Serra - um paraíso na cidade. Reconhecida como um Município de Interesse Turístico (MIT), Araçoiaba contempla uma grande diversidade de atrações, como trilhas, ciclorrotas, áreas de preservação ambiental, além de eventos culturais e esportivos — um dos destaques é a etapa Araçoiaba da Serra da Copa do Brasil de Balonismo, atraindo visitantes e novos investimentos para a cidade.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, Araçoiaba da Serra tem se consolidado como um importante destino turístico na região, devido às iniciativas do prefeito implementadas em conjunto com a sua equipe.
“O turismo é a indústria do futuro, a mais acessível e sustentável, e, por isso, nossas ações têm sido direcionadas à conservação ambiental e à revitalização dos parques municipais. Nosso Plano Diretor de Turismo (2023-2026) evidencia que 90% dos visitantes são provenientes da capital paulista, muitos dos quais acabam fixando residência no município ou alugam casas de veraneio para passar os finais de semana e celebrar datas festivas, como o Natal”.
Um dos motivos para atrair visitantes da capital é o seu aspecto acolhedor — uma tradição que remonta séculos. Conforme a secretaria, um bom exemplo dessa característica está no livro Centenário da Fundação de Campo Largo de Sorocaba, escrito pelo Padre Vicente Hypnarowski e publicado em 1926.
Na época, já se destacava a vocação turística da cidade, como mostra na página 24. O autor descreve a riqueza natural da região e seu impacto positivo sobre os visitantes: “Seus prados verdejantes, suas campinas estendendo-se a perder de vista, sua vegetação multicor e tão maravilhosa e exuberante, suas águas cristalinas, milhares de passarinhos gorjeando, tudo canta glórias à Virgem Santíssima, tudo é um hino de amor, um cântico de ações de graças. É por isso que não é de se admirar que todo turista, viajante ou veranista, cansado da turbulenta e cosmopolita capital de São Paulo ou da industrial Sorocaba, ao chegar a Campo Largo, sinta-se bem, mais animado, mais descansado dos afazeres, recuperando, em poucos dias, suas forças enfraquecidas pela luta tão forte da vida moderna.”
A pasta ressalta que essa descrição, feita há quase cem anos, “comprova que Araçoiaba da Serra sempre foi um refúgio natural para aqueles que buscavam tranquilidade e renovação, um atributo que até hoje define nossa cidade como um destino turístico diferenciado”.
Investimentos
Araçoiaba da Serra possui sete maravilhas, as quais representam o patrimônio ambiental e cultural do município: Castelinho; Lago Municipal; Parque Almiro Marques do Amaral; Morro do Ipanema; Horto Florestal; Parque Orlando Ferreira Duarte e o Pôr do Sol.
Espaços de história, natureza e lazer que refletem a essência do interior paulista. “Vale ressaltar que o Governo do Estado de São Paulo tem dedicado uma atenção especial às cidades do interior, e, em reconhecimento ao seu potencial turístico, Araçoiaba da Serra conquistou, em 2019, a certificação de MIT (Município de Interesse Turístico)”, explica a Secretaria de Cultura e Turismo.
Atualmente, a Prefeitura realiza investimentos para melhorar os espaços de turismo da cidade executados com base nos recursos do MIT. Conforme estabelecido pela Lei Estadual 1.261/2015, Araçoiaba da Serra recebe, em média, R$ 600 mil a cada seis meses a um ano para aplicação em infraestrutura turística.
Para capturar mais recursos, a Administração Municipal trabalha para melhorar o ranqueamento da cidade. O objetivo é fazer de Araçoiaba da Serra uma Estância Turística. Dessa forma, a arrecadação para a área se torna maior, com valores na casa dos milhões de reais.
Movimentos que chamam atenção da iniciativa privada. Um exemplo é a recente instalação do badalado restaurante Let’s Grill Farm. Recentemente, foi anunciada também a futura implantação da boutique de luxo da vinícola chilena Vik — investimentos que potencializam a economia da cidade.
“Ambos os estabelecimentos são de alto padrão e contribuem para o desenvolvimento econômico local. É importante ressaltar que o turismo é impulsionado pela iniciativa privada, enquanto o poder público tem o papel de criar as condições necessárias para que o setor se fortaleça, gerando empregos e renda”, salienta a pasta.
Especialização e projetos futuros
Para dar conta da crescente demanda e fortalecer ainda mais o turismo, é importante que haja especialização na área. Dessa forma, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em parceria com a Escola Técnica Estadual (Etec) Fernando Prestes de Sorocaba oferece curso técnico em Meios de Hospedagem para os alunos da rede de ensino municipal, com capacitação para os futuros profissionais.
Apesar dos bons resultados, ainda há novos projetos em andamento, com investimentos estratégicos, sempre respeitando o orçamento do município. “Nosso foco é criar condições favoráveis e oferecer educação para que os munícipes possam receber bem os visitantes, fortalecendo a hospitalidade local”, finaliza a Secretaria de Cultura e Turismo de Araçoiaba da Serra.