Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 1 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Memecoins

Guia para investir em memecoins: o que você precisa saber

23 de Dezembro de 2024 às 16:08
Memecoins
Memecoins (Crédito: Freepik)

Um guia para investir em memecoins pode ser muito útil para entender como essa categoria funciona dentro do mercado cripto. Afinal, embora sejam vistas com desconfiança, as moedas meme apresentam excelentes oportunidades para investidores que entendem seus riscos e potenciais.

Basicamente, as memecoins nascem de tendências virais, comunidades online e até mesmo de situações engraçadas. Todavia, elas podem ganhar valor muito rapidamente, sobretudo a partir da força das redes sociais. No entanto, esse tipo de investimento exige uma análise cuidadosa, já que se tratam de ativos muito voláteis.

Embora investir possa ser lucrativo, já que os preços podem disparar de uma hora para outra, o risco é elevado. Isso porque os ativos podem ver o seu valor desabar em questão de horas. Portanto, se quer saber como investir em memecoins, está no lugar certo. Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre o que deve ser considerado.

Afinal, o que são memecoins?

As memecoins são moedas digitais, inseridas na mesma categoria de criptomoedas convencionais. A principal diferença, neste caso, é que moedas meme geralmente surgem como uma espécie de paródia de situações populares na internet. Portanto, seu nascimento está alinhado com diferentes acontecimentos virais, por exemplo.

Este é um movimento lançado com a criação da Dogecoin (DOGE), em 2013. À época, a moeda digital foi inspirada nos memes virais da Kabosu, cadela da raça Shiba Inu. Assim, a Dogecoin surgiu sem maiores pretensões, mas ganhou notoriedade rapidamente em função do engajamento de comunidades online e a influência de Elon Musk.

Com o sucesso inicial da Dogecoin, outras memecoins começaram a surgir. Alguns exemplos de sucesso incluem a Shiba Inu (SHIB) — inspirada na raça que serve de mascote para o Dogecoin. Além desta, o Pepe (PEPE), meme inspirado no sapo Pepe é outro token meme popular em muitas comunidades digitais.

Assim como elas, outras moedas passaram a ser negociadas em grandes exchanges. Com isso, o mercado passou a atrair milhões de investidores e interessados em aproveitar a alta volatilidade e o potencial de valorização rápida dessas moedas. Mas, afinal, em quais criptos virais apostar? Continue neste guia para investir em memecoins.

Como escolher uma memecoin para investir?

Selecionar uma memecoin com potencial de valorização está longe de ser uma tarefa fácil. Devido à natureza volátil e imprevisível desse mercado, identificar aquelas com verdadeiro potencial exige uma análise cuidadosa e criteriosa. Além disso, é essencial compreender os fatores que podem impulsionar ou prejudicar o projeto.

Afinal, embora muitas dessas criptomoedas surjam como simples memes, algumas demonstram uma combinação de diferentes fatores. Engajamento, utilidade e potencial especulativo são aspectos que podem atrair investidores atentos. Diante disso, destacamos abaixo os principais pontos a serem considerados para tomar decisões mais seguras.

Fundamentos do projeto

Via de regra, é comum que memecoins não apresentem fundamentos técnicos robustos. Entretanto, alguns tokens meme podem conseguir destaque ao oferecer funcionalidades práticas ou propostas inovadoras. Portanto, existem moedas que vão além do humor e da especulação e, com isso, elas podem atrair investidores a longo prazo.

Nesse sentido, vale a pena observar se a memecoin possui algum caso de uso que a diferencie no mercado. Alguns exemplos podem incluir integrações em plataformas ou recompensas para usuários. Lembrando ainda que mesmo memecoins que começam como brincadeira podem evoluir com o tempo, sustentando seu crescimento no longo prazo.

Equipe de desenvolvimento

A credibilidade e competência da equipe por trás do projeto são fatores decisivos na análise de qualquer criptomoeda. Embora as moedas adotem um tom de humor, isso não significa que a equipe por trás delas seja menos competente. Aliás, apesar do caráter descontraído, os tokens meme precisam de uma base técnica sólida.

Afinal, uma equipe confiável e transparente pode ajudar a construir confiança na comunidade, afastando a possibilidade de golpes. Sem contar que uma equipe com competência técnica garante que o projeto funcione sem falhas ou vulnerabilidades.

Ademais, o sucesso das memecoins está diretamente ligado à viralização e engajamento, o que exige uma equipe experiente em criar campanhas criativas e conectar-se com a comunidade. Ou seja, dessa forma fica mais fácil gerar popularidade e valorização do token.

Roadmap e objetivos

Outra ferramenta importante para selecionar as memecoins com maior potencial de valorização são os roadmaps. Também chamado de plano de desenvolvimento, eles possibilitam aos investidores entenderem os planos e ambições de uma memecoin.

Sendo assim, é necessário ficar atento a dois aspectos importantes: verificar se o projeto apresenta objetivos claros e realistas. Metas vagas podem indicar falta de planejamento, sem contar que promessas irreais devem acender um sinal de alerta. Isso porque elas servem apenas para atrair investidores desavisados.

Onde comprar e como armazenar memecoins?

Para quem está começando e busca um guia para investir em memecoins, é preciso prestar atenção em dois pontos cruciais: na aquisição e armazenamento das moedas. Afinal, trata-se de ativos digitais descentralizados.

Logo, é essencial entender os meios adequados para comprá-los e como protegê-los, de modo a garantir a segurança e praticidade das transações. Nesse sentido, vale notar que as memecoins podem ser adquiridas em plataformas chamadas exchanges de criptomoedas. Porém, existem dois tipos principais:

  • Exchanges centralizadas (CEX): são plataformas gerenciadas por empresas como Binance. Elas são ideais para iniciantes devido à sua interface amigável e alta liquidez;
  • Exchanges descentralizadas (DEX): permitem negociações diretas entre usuários (peer-to-peer) através de contratos inteligentes na blockchain. A grande vantagem está relacionada à privacidade e o total controle sobre os ativos. Porém, em comparação com CEXs, a liquidez é menor e a interface pode ser pouco intuitiva.

Nesse sentido, é sempre importante fazer uma pesquisa, a fim de entender onde a memecoin que deseja investir será listada. Também vale a pena verificar as taxas de transação, bem como a confiabilidade da plataforma.