Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 1 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança digital

Inovações em segurança de Endpoint: o futuro da proteção de dados

25 de Fevereiro de 2025 às 11:32
.
. (Crédito: Divulgação)

Numa era em que a tecnologia avança ao ritmo dos ponteiros as empresas devem estar atentas à evolução dos ciberataques. A segurança de endpoint foi desenhada para proteger dispositivos, como desktops e smartphones, contra este tipo de ameaças. Estas ameaças se tornaram maiores com o aumento do trabalho remoto e a multiplicidade de dispositivos que necessitam de estar ligados a uma mesma rede, tornando a proteção contra hackers ainda mais importante e desafiante.

Os dispositivos com segurança de endpoint servem de proteção de redes organizacionais, uma vez que os dispositivos são portas de entrada para redes organizadas de empresas. Contribuem exponencialmente para a proteção e integridade dos dados das empresas e das suas bases de dados de clientes. Partindo desta perspectiva o investimento em redes com segurança de endpoint é fundamental para que informações sejam protegidas e para cumprir regulamentações como a LGPD.

Tendências emergentes em segurança de Endpoint

Com o refinamento dos ataques cibernéticos, cada vez se tornou mais urgente a otimização de mecanismos de segurança para as empresas. Vejamos quais as principais tendências de segurança de endpoint actualmente:

• Inteligência Artificial e Machine Learning: Através da utilização da IA passou a ser possível identificar e dar resposta a diversos tipos de ameaças em tempo real. Desta forma foi possível melhorar de forma significativa a defesa contra ataques direcionados. Essa abordagem transforma a segurança ao permitir que dispositivos aprendam e se adaptem a novos tipos de ameaças.

• Segurança em Nuvem: Ao conjugar endpoints e segurança em nuvem é possível alcançar uma camada adicional de proteção. Algumas empresas que desenvolvem este tipo de segurança conseguem monitorar os dispositivos que estão ligados às nuvens, garantindo a sua defesa. Esta integração permite uma gestão centralizada e atualizações automáticas, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

• Automação e Resposta Rápida a Incidentes: A automação transforma a resposta a incidentes, permitindo identificações e correções automáticas de ameaças. Sistemas inteligentes que utilizam algoritmos para tornar o tempo de resposta o mais breve possível e garantir que o negócio continue a funcionar com normalidade. Essa metodologia aumenta a precisão na gestão de incidentes.

Inovações tecnológicas em segurança

A análise comportamental avançada é de extrema importância para a segurança de endpoint. Quando trabalhamos em rede e temos muitos usuários que estão ligados a vários equipamentos é necessário um nível de alerta de segurança elevado. É aí que entra a IA e a capacidade de identificar algo de anormal nos comportamentos dos dispositivos ou dos usuários e ter noção de que pode ser uma ameaça. Ao constatar que pode existir uma intromissão de cibercriminosos, em conjugação com a segurança de endpoint, gera uma resposta rápida identificando o ataque e tornando o risco de intromissão na rede menor.

Outro escudo muito importante contra ciberataques são as tecnologias de isolamento de ameaças na proteção de ambientes de endpoint. Estas tecnologias conseguem distinguir, através do rastreamento do comportamento dos usuários e utilizando cookies de segurança, se quem está utilizando a rede são bots criminosos ou usuários habituais. Esta deteção garante que a ameaça seja neutralizada de forma rápida e eficiente.

Desafios da segurança de Endpoint

Da mesma maneira que os cibercriminosos, neste momento, já utilizam ferramentas como inteligência artificial Generativa, a única maneira de contornar esses ataques, cada vez mais aprimorados e com maior sofisticação, é utilizar as mesmas tecnologias para que os dados mais sensíveis não sejam comprometidos.

A complexidade na gestão de múltiplos dispositivos é um dos maiores desafios da segurança de endpoint. Em especial quando as empresas adotam políticas de BYOD (traga seu próprio dispositivo). O risco de acessos não autorizados através de dispositivos IoT e móveis,requer uma resposta de gerenciamento unificada.

Quando as ameaças estão em constante mudança e evolução a solução para as combater é a actualização contínua de formas de segurança. A defesa deve ser proativa e permitir que as equipes de segurança o façam de forma contínua, simplificada e de forma centralizada. É necessário responder a ataques inovadores com defesas inovadoras.

Oportunidades para melhorar a segurança de Endpoint

O futuro da segurança de endpoint é promissor, com várias oportunidades para aprimorar a proteção contra ameaças cibernéticas:

• Educação e conscientização dos usuários: O investimento em programas de treino de equipes e usuários das redes empresariais nunca é perdido. Prepare as equipes para identificarem e responderem a sinais mínimos de falsificações online, ataques cibernéticos ou introdução de malware.

• Colaboração entre empresas de tecnologia: Ao trabalhar em conjunto, as empresas podem compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras mais rapidamente. Essa colaboração também deve incluir a capacitação de novos talentos, abordando a lacuna de profissionais qualificados no setor.

• Inovação contínua em soluções de segurança: Ferramentas avançadas, como as desenvolvidas pela Sophos, demonstram que a adoção de tecnologias emergentes pode oferecer proteção robusta e melhorar o desempenho. As empresas devem se manter atualizadas com as últimas inovações, salvaguardando que estejam sempre à frente das ameaças existentes.

Ao abraçar essas oportunidades, as organizações estão a proteger os seus ativos e a fomentar um ambiente mais seguro e resiliente.

Previsões para o futuro da segurança de Endpoint

O futuro da segurança de endpoint está repleto de inovações empolgantes e promissoras. Um dos principais impulsionadores dessa transformação é o aumento do uso de mecanismos de IA. Os recursos de inteligência artificial irão aprimorar a eficácia das equipes de segurança, espera-se que até 2026, mais de 80% das empresas integrem essas soluções em suas operações diárias. A IA vai democratizar o acesso à proteção digital e tornará a segurança mais acessível para empresas, desde as mais pequenas às empresas com operações internacionais.

A segurança proativa também ganhará destaque, com tecnologias que não apenas reagem a ameaças, mas as previnem. A análise de vídeo e a recolha de registos instantâneos e contínuos são exemplos de como a tecnologia contribui para uma compreensão assertiva, permitindo respostas ágeis e eficazes a incidentes. Esse foco proativo fortalece as operações e a proteção de ativos empresariais.

Mantenha as suas equipes informadas sobre as últimas práticas e soluções de segurança de endpoint e garanta que estão protegidos contra riscos iminentes.

Galeria

Confira a galeria de fotos