JOIA DA SERRA
Paranapiacaba encanta quem viaja pela história
Vila no alto da Serra do Mar é um museu ferroviário a céu aberto
A imagem praticamente congelada do passado é o primeiro impacto para o viajante que chega à Vila de Paranapiacaba, localizada a apenas 30 km do centro de Santo André, no alto da Serra do Mar.
Construída pela São Paulo Railway, no século 19, para abrigar seus funcionários da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a charmosa vila com sua arquitetura de estilo inglês é um tesouro histórico e cultural muito bem preservado.
As ruas de paralelepípedos, as casas de madeira, o antigo relógio na torre do pátio de manobras e seus trilhos colocam o visitante em um túnel do tempo e da saudade.
A vila ainda é rodeada pela imponente Mata Atlântica, com suas cachoeiras e trilhas, o que aumenta a beleza pitoresca do lugar.
A história ferroviária de Paranapiacaba pode ser encontrada em cada esquina. A antiga estação, locomotivas e vagões enferrujados ajudam a contar o passado glorioso da vila.
No pátio ferroviário, o turista encontrará os principais ícones de Paranapiacaba: o Relógio da Estação, a ponte que conecta a parte alta com a região baixa da vila, a estação, o locobreque (usado para frear a composição na descida da serra) e a entrada do Museu do Funicular, considerado o maior museu ferroviário a céu aberto do Brasil.
Andando por ali, o visitante ainda se depara com os galpões das oficinas, onde era realizada a manutenção dos equipamentos e maquinários e a forjaria, setor responsável pela produção de ferramentas e equipamentos.
Arte e cultura
A vila de Paranapiacaba sedia, ao longo do ano, vários eventos tradicionais, como feiras de artesanato e eventos culturais que agitam as ruas e praças.
E entre os mais importantes estão o Festival do Cambuci, a Convenção de Bruxas e Magos e os festivais de inverno, de fotografia e o de oratórios e presépios.
Passeio de trem
Para quem busca uma experiência mais completa, há o Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com opções de partida da Estação da Luz, em São Paulo, e da Estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André.
A partir da Luz, a viagem leva 1h30 para percorrer os 48 km até Paranapiacaba. A composição sai às 8h30 (com embarque às 8h) e volta às 16h30. A passagem individual custa R$ 50 e para casal sai por R$ 82. Mais informações e detalhes no site da CPTM, no link Expresso Turístico. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)
Galeria
Confira a galeria de fotos