Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tendências

Entenda a "febre pink" e a polêmica das peças básicas da Barbie

O mundo está mais "cor de rosa" e tudo isso graças ao Barbiecore e o filme da Barbie. E tudo isso não está só mudando a moda, mas também gerando algumas polêmicas... Entenda.

25 de Julho de 2023 às 14:54
Julia Rolim [email protected]
Entenda a
Entenda a "febre pink" e a polêmica das peças básicas da Barbie (Crédito: Reprodução/Divulgação do filme Barbie)

Se você mora no planeta Terra, com certeza está por dentro de toda a repercussão em torno do filme da Barbie, que foi lançado semana passada (20/07), e já está dando o que falar - e vestir. Todo mundo foi e está indo no cinema vestido com a cor rosa, representando a boneca mais icônica da história.

Você pode concordar, ou não, mas a Barbie é um fenômeno real e está influenciando muito mais do que qualquer um poderia imaginar... Mas qual o motivo disso?

Cena do filme Barbie - Reprodução/Divulgação do filme Barbie
Cena do filme Barbie (crédito: Reprodução/Divulgação do filme Barbie)

 

Além de um elenco de peso, o filme conta a história de uma boneca que vive na Barbieland e é forçada a sair de lá por não estar dentro dos padrões de beleza. Ao longo da trama, a Barbie descobre que a beleza só pode ser encontrada dentro de nós mesmas. Sim, um tanto clichê, mas a autora feminista Greta Gerwig, indicada ao Oscar por Lady Bird, conta essa história com humor ácido e de forma mais adulta, madura. Ou seja: esse filme não é para crianças!

Tendência Barbiecore - Reprodução/Pinterest
Tendência Barbiecore (crédito: Reprodução/Pinterest)

 

Há um tempo, a tendência Barbiecore estava em alta, que na verdade nem chegou a acabar ainda. Além do rosa, ela também trouxe muitas referências dos anos 2000. Mas além disso, o lançamento do filme da Barbie gerou expectativas altíssimas ao redor do mundo, e por isso está todo mundo indo assistir. Por enquanto o filme está sendo o maior lançamento do ano!

O tal "mundo rosa" virou fenômeno no mundo e impactou diretamente o varejo online brasileiro. De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop – plataforma para criação de lojas online, durante o mês de julho os pequenos e médios empreendedores digitais venderam mais de 120 mil produtos classificados como “rosa”. Sendo assim, a "febre pink" vendeu 39% a mais do que no mesmo período do ano passado. (Fonte: FashionNetwork)

Bonecas Barbie - Reprodução/Getty Images
Bonecas Barbie (crédito: Reprodução/Getty Images)

 

O longa em si está gerando polêmicas não só por não ser um filme "ingênuo" já que essa era a expectativa popular, também está gerando polêmica pelo maior tema abordado: o papel da mulher na sociedade. O filme Barbie gerou muitos fãs, mas também muitos "haters" por conta disso. Essas discuções estão tomando conta da internet, mas não é apenas isso...

Nos últimos dias, vi nas redes sociais alguns vídeos de pessoas discutindo sobre as coleções super "básicas" em torno do tema que as lojas estão vendendo, sendo que o universo da Barbie é imenso e poderiam ter explorado mais. Concordo com essa ideia, porém a indústria de moda não funciona assim. As marcas criam peças que vão vender, e as blusinhas basiquinhas escrito Barbie estão vendendo que nem água - pois é exatamente o que o público quer.

No vídeo a seguir, eu explico melhor sobre a polêmica das peças básicas. Confira:

 

AGORA ME DIZ: Já asssitiu o filme da Barbie? O que acha desse hype em torno do tema?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim)

Galeria

Confira a galeria de fotos