Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 27 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lançamentos

Animação homenageia Adoniran Barbosa

15 de Abril de 2025 às 23:31
"Saudosa Floresta" busca transmitir mensagem à sociedade (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Outra atração do Sesi Sorocaba nesta quarta-feira (16), às 20h, em seu Centro Cultural, é o lançamento da animação “Saudosa Floresta”, idealizada pela artista Márcia Mah, que apresenta a inusitada história do compositor Adoniran Barbosa com uma sabiá, tendo como enredo o conceito de moradia.

O curta apresenta a trajetória do menino do interior, João Rubinato, que se transforma em um artista nacional, e da sabiá, ave símbolo do País, que representa a biodiversidade dos biomas brasileiros. A produção narra os encontros e desencontros dos dois amigos, que se unem para transmitir uma mensagem à sociedade, por meio da música.

A partir de uma paródia da icônica canção “Saudosa Maloca”, os moradores da floresta expulsos pelo progresso dão voz aos seus dramas e às consequências que o avanço do desmatamento traz para a vida humana. A história incorpora personagens como cientistas, povos tradicionais, animais da fauna brasileira, crianças e adultos, ressignificando o conceito de lar no contexto contemporâneo, em que a emergência climática atinge a todos.

Contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, no município de Sorocaba, o projeto “Saudosa Floresta” é uma produção inédita idealizada pela artista Márcia Mah, que assina o roteiro e direção artística, a produção executiva, enquanto que o arranjo musical é do músico Luiz Anthony, ilustração e edição do cartunista e designer Barão do Pirapora, filmagens e edição do cineasta Juca Mencacci, sonorização de Maurício Nogueira e a participação do ator Alexandre Franklin.

Como contrapartida ao investimento, as apresentações ocorrerão em escolas e espaços culturais de Sorocaba, com o objetivo de despertar a percepção da riqueza do patrimônio natural do território brasileiro, cuja diversidade tem sido drasticamente reduzida por práticas não sustentáveis, bem como gerar empatia nas pessoas ao se colocarem no lugar de outros seres vivos. A produção procura ainda apresentar aos jovens a criatividade e a riqueza da obra do artista Adoniran Barbosa, tendo como destaque uma mensagem de atitude participativa na construção do presente.

O Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba está localizado na rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência. (Da Redação)