Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 31 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bloqueio

Zoonoses alerta para cuidados com a raiva

27 de Março de 2025 às 21:30
Moradores do Jd. São Carlos receberam orientações após detecção de morcego contaminado
Moradores do Jd. São Carlos receberam orientações após detecção de morcego contaminado (Crédito: ALISSON ZANELLA (27/3/2025))

Moradores do Jardim São Carlos receberam ontem (27) a visita de agentes da Divisão de Controle de Zoonoses a partir da descoberta de um morcego infectado com raiva no bairro. Os profissionais percorreram áreas externas das casas e estabelecimentos para verificar a existência de abrigos para morcegos. Também instruíram a população caso encontrem algum animal contaminado, entregaram panfletos com orientações. Sorocaba possui dois pontos fixos de vacinação de cães e gatos contra raiva.

A ação de bloqueio realizado pela Zoonoses atinge 500 metros de raio do local onde o animal infectado foi encontrado. Dentro deste perímetro, os agentes estiveram nas ruas Victoria Sacker Reze, José Marchi, Luiz Carlos Pinotti, José Rodrigues Cordeiro, Manoel de Castro Affonso, Walter Duarte, Messias Pereira de Paula, Nilton Vieira de Souza, Fernando Affonso, João Wagner Wey, Michel Feres Haddad, Renato Sêneca de Sá Fleury, Professor Magalhães de Noronha e Elías Rodrigues Claro. Além do Jardim São Carlos, a ação preventiva ocorreu em algumas ruas do Parque Campolim, Jardim dos Estados e Jardim Pagliato.

O aposentado Temistocles Bueno, de 71 anos, morador de um dos locais na abrangência da equipe da Zoonoses, acredita que as informações que recebeu são importantes. “Eu acho interessante, porque assim não existe a possibilidade de ter mais algum caso aqui no bairro e a gente ser prejudicado. O agente me passou os telefones. Se tiver qualquer problema, se ver, é só ligar para eles.”

Conforme as informações da Zoonoses, em Sorocaba não há espécies de morcegos hematófagos, ou seja, que se alimentam de sangue. Os existentes na cidade são insetívoros, que se alimentam de insetos; frugívoros, que se alimentam de frutas; ou nectarívoros ou polinívoros, que se alimentam de néctar e pólen.

Os hábitos destes animais são noturnos. Por isso, se algum morcego for avistado caído no chão, ou durante o dia pendurado em um muro ou parede, comportamento incomum para a espécie, a Zoonoses deve ser acionada para fazer a retirada do animal.

As recomendações em caso de atividade atípica de morcegos é que o morador coloque um balde ou uma caixa sobre o animal e entre em contato com a Zoonoses por meio do telefone (15) 3229-7333, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora deste horário ou nos finais de semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) deve ser acionada pelo telefone 153.

Vacinação antirrábica

O bloqueio é apenas uma das atividades de prevenção. Em Sorocaba há dois pontos de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos. O primeiro está localizado na rua Nain, 57. no Jardim Betânia, e funciona das 9h às 16h. É necessário fazer o agendamento prévio por meio do telefone (15) 3229-7333. O segundo fica na avenida Itavuvu, 5.830, no Jardim Herbert de Souza. O horário também é das 9h às 16h e o agendamento é feito pelo telefone (15) 3222-2484. Os animais precisam ter mais de três meses de idade para tomar a vacina.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos