Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 5 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Depredado

Prédio onde funcionava a UBS da Vila Angélica segue desocupado

01 de Abril de 2025 às 22:00
Secretaria da Saúde avalia instalar nova unidade no local
Secretaria da Saúde avalia instalar nova unidade no local (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/3/2025))

O portão está sem cadeado, os vidros quebrados e o forro comprometido. Essa é a situação do prédio que antigamente era a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Angélica, na rua Major Silva Vilela. A UBS mudou para a rua Gabriel de Lara, 255, em junho de 2023.

Para os moradores vizinhos, há insegurança. Alguns deles, que não quiseram se identificar, contam que o imóvel vazio causa preocupação. “É perigoso, pode ter marginal, usuários de droga”, disse um dos moradores.

A aposentada Selma de Oliveira, de 60 anos, que reside em uma rua próxima, conta que quando uma equipe da Prefeitura de Sorocaba foi fazer a limpeza e roçagem, recentemente, os moradores puderam entrar e ver como está o prédio.

“O pessoal em situação de rua já invadiu. Semana retrasada abriram e a gente entrou para ver, está tudo depredado, tudo quebrado, não tem nada, as pias foram roubadas, tudo. Quem passa de madrugada para trabalhar diz que tem gente em situação de rua que entra aí dentro para dormir, para usar droga. Isso porque cortaram o mato que estava alto. Para passar nós dávamos a volta, dava medo porque você não sabia o que tinha ali”, conta Selma.

A propriedade é da Prefeitura de Sorocaba. A Secretaria da Saúde (SES) informa que está elaborando um plano de utilização do espaço, que deverá ser destinado à implantação de uma nova unidade ou serviço de saúde pública.