Ação
Alunos de Votorantim fazem passeata para conscientizar sobre a dengue
A iniciativa foi acompanhada por educadores e funcionários da instituição

Mais de 200 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dides Crispim Almeida Antonio, em Votorantim, participaram de uma passeata na manhã desta sexta-feira (21) com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e combate à dengue. A mobilização ocorreu no entorno da escola, localizada na Vila Garcia.
Com cartazes coloridos feitos em sala de aula e entoando o lema “Todos contra a dengue. A dengue mata”, os alunos chamaram a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo bairro. A ação foi acompanhada por educadores e funcionários da instituição.
A iniciativa é parte de um projeto pedagógico que tem discutido, em sala de aula, formas de prevenção à doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. “É um trabalho de educação que ultrapassa os muros da escola e chega até a comunidade”, destacou um dos professores envolvidos.
Ações da Prefeitura
Além da mobilização dos alunos, a Prefeitura de Votorantim também tem reforçado o combate ao mosquito transmissor da dengue. De acordo com a administração municipal, equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizam diariamente ações de nebulização, bloqueio e controle de criadouros em diversos pontos da cidade, incluindo imóveis, escolas, ferros-velhos, borracharias, pontos de reciclagem e áreas públicas.
Prevenção começa em casa
Entre as principais medidas de prevenção, está a eliminação de água parada, local ideal para a proliferação do mosquito. A população deve manter a caixa d’água sempre tampada, retirar pratinhos de vasos de plantas, limpar bandejas de geladeira e ralos, além de dar a destinação correta para materiais inservíveis como latas e garrafas.
A recomendação é que todo o lixo seja acondicionado em sacos plásticos e colocado para a coleta regular. O cuidado com o ambiente doméstico é essencial para evitar novos casos da doença.