Cata-treco
Estrada em Araçoiaba tem acúmulo de entulho

O acúmulo de entulho e materiais inservíveis em estrada do bairro Jundiacanga, área rural de Araçoiaba da Serra, causa transtornos e preocupação aos moradores. Segundo eles, há proliferação do mosquito transmissor da dengue e o problema se estende há mais de um ano.
Os residentes da estrada Ovídio Ferraz de Campos conta que o entulho dificulta a passagem de carros e pedestres. De acordo com um deles, que preferiu não se identificar, o local concentra focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti e outros animais peçonhentos. “Aqui a vizinhança já está com alguns casos de dengue, além de aparecerem bichos peçonhentos. Temos crianças e idosos que, ao serem infectados, enfrentarão dificuldades no atendimento, já que o entulho é tanto que até veículos de maior porte ou de passeio têm dificuldade para passar”. De acordo com esse morador, a solicitação de limpeza foi enviada mais de uma vez à Prefeitura de Araçoiaba, que, por sua vez, não deu retorno, segundo ele. “Tentamos mandar e-mails para a prefeitura mais de uma vez, além de registrar reclamações em um portal. Mas nenhuma das tentativas teve sucesso.”
A prefeitura informou que o Setor de Fiscalização está ciente da situação relatada no bairro. “O local em questão trata-se de um depósito particular de reciclagem, onde os materiais acumulados são de propriedade de um morador que realiza a coleta e comercialização de resíduos recicláveis.”
Em nota, a administração municipal informou as medidas tomadas. “O proprietário do local foi notificado para que realize a limpeza e o descarte adequado dos materiais no prazo máximo de 24 horas. Caso não haja o cumprimento da notificação dentro do prazo estabelecido, a prefeitura executará a remoção dos resíduos.”
Na cidade, de acordo com a prefeitura, existe o mutirão Cata-Treco, que na última segunda-feira (24) foi aos bairros Alcides Vieira e Jardim Maria da Glória, próximos à região central. A administração municipal observa que esse mutirão percorre todos os bairros ao longo do ano, para o descarte de móveis velhos, eletrodomésticos e outros materiais inservíveis. (Ana Sentelhas - programa de estágio)