Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 30 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Retiradas

PM cumpre reintegração de posse em Votorantim

26 de Março de 2025 às 21:30
Gabrielle Camargo Pustiglione gabrielle.camargo@jornalcruzeiro.com.br
Desocupação da área teve início na semana passada, de maneira voluntária
Desocupação da área teve início na semana passada, de maneira voluntária (Crédito: ALISSON ZANELLA (26/3/2025))

A Polícia Militar cumpriu na manhã de ontem (26) a ordem judicial de reintegração de posse no assentamento Tereza de Benguela, no bairro Capoavinha, em Votorantim, em uma propriedade particular. A ordem judicial começou a ser cumprida no dia 18 de março, com a retirada das famílias de forma voluntária, com acompanhamento de policiais do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e auxílio da Prefeitura de Votorantim.

A ocupação irregular, promovida pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), teve início em outubro de 2020. Na semana passada, entre os dias 18 e 20 de março, foi aberto o prazo para saída voluntária das 135 famílias, conforme acordo firmado em reunião realizada no dia 11 de março com os moradores do assentamento e representantes da FNL. Das 76 famílias que haviam manifestado interesse em deixar o local de forma voluntária, apenas 27 efetivamente saíram dentro do prazo estabelecido, utilizando os meios logísticos cedidos pelos proprietários do imóvel.

O Cruzeiro do Sul acompanhou a saída voluntária. Os proprietários disponibilizaram ônibus para transporte das famílias e caminhões para remoção de pertences para locais previamente indicados em Votorantim e Sorocaba. A Secretaria Municipal de Cidadania forneceu auxílio-moradia a 59 famílias previamente cadastradas, além de alojamento temporário no ginásio de esportes do bairro Mirante dos Ovnis. Nenhuma família foi para o ginásio.

A PM de Votorantim contou ontem com o apoio de unidades especializadas, como o policiamento ostensivo motorizado e a pé, o efetivo administrativo, a Companhia de Força Tática, o Baep, o Policiamento Ambiental, o Grupamento Aéreo e o Corpo de Bombeiros. Três famílias e 14 animais de estimação deixaram o local ontem na reintegração de posse.

A operação de reintegração de posse no assentamento Tereza de Benguela ocorreu por decisão judicial da 1ª Vara Cível de Votorantim. Além do efetivo policial, houve apoio de oficiais de Justiça, da Guarda Civil Municipal e equipes da Secretaria de Cidadania, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Mobilidade, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, CPFL Piratininga e Águas de Votorantim.

Tereza de Benguela, que deu nome à ocupação no bairro Capoavinha, foi uma líder quilombola que viveu no Mato Grosso no século 18.

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos