BENÊ GOMES
100% elétrico e requintado, BYD Seal já superou até alguns tradicionais alemães
Sedan foi o BYD que mais cresceu em vendas em 2024

Quando um Seal passa pela rua, chama a atenção fácil com seu visual bonito e bem diferente do que estamos acostumados, não há como negar. Com carroceria do estilo Sport Coupé, é um carro grande, mede 4,8 metros de comprimento, tem entre-eixos generoso de 2,92 metros e 1,46 metro de altura. Sua estrutura é refinada, com base na tecnologia Cell-to-Body (ou célula integrada ao corpo, numa tradução direta). Na prática, trata-se de um projeto no qual o conjunto da bateria funciona como piso da carroceria, formando uma estrutura única. Isso melhora a rigidez torcional, garante mais segurança na condução e ainda ajuda no baixo coeficiente aerodinâmico, que é de 0,22.
Por dentro, oferece posição de dirigir diferenciada também, com o banco baixo, deixando o condutor mais próximo do chão. Tudo a ver com a força disponível para acelerar proporcionada pelos dois motores elétricos, um em cada eixo, e a tração integral. O Seal entrega 531 cavalos de potência e 60 kgfm de torque, números de carro de corrida sim, mas sem assustar o motorista, que pode andar tranquilo e confortável com ele, desde que não o provoque. O sedan é muito equilibrado, tem suspensão independente nos dois eixos e direção com assistência elétrica bem acertada. Mas realmente não dá para esquecer que se trata de um modelo muito rápido, que faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Tanto é que a BYD estampou esse número na traseira do sedan.
Conta com uma bateria Blade de 82,5 kW/h que garante 373 km de autonomia pelo ciclo Inmetro, que é mais rigoroso. Já pelo ciclo chinês, promete mais de 500 km de autonomia, condição fácil de ser alcançada andando com ele na cidade. Mas, mesmo na estrada, rodando em condições normais - sem muito peso e dentro dos limites de velocidade - dá para andar uma média de 450 km com uma carga. Para recarregar a bateria, conforme destaca a BYD, é possível recuperar 80% da carga em 30 minutos usando um carregador rápido.
Como tem medidas generosas, esse sedan faz bonito com ótimo espaço para a família, tem porta-malas com 400 litros, acabamento de qualidade, com muita superfície macia, bancos confortáveis e aquela dose tecnológica que conhecemos da marca. A grande tela do multimídia de 15,6”, que reúne praticamente todos os comandos do carro, traz ótima conectividade e até karaokê. O painel de instrumentos é digital e mede 10,2”, o console central é alto e tem uma alavanca luxuosa, que imita uma pedra de diamante. Enfim, não falta requinte interno, inclusive por outro destaque: o teto panorâmico de vidro!
Como é de se imaginar, o Seal é absolutamente seguro, começando pelo pacote ADAS e todos os recursos de assistência à condução. Mas conta também com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistentes de estacionamento e de partida em rampa, sistema de câmera 360 graus, head-up-display, retrovisores externos com aquecimento, entre muitos outros. Prestes a completar dois anos no Brasil, o BYD Seal não recebeu nenhuma alteração e segue praticamente com o mesmo preço de lançamento. Em 2024, foi o modelo BYD que mais cresceu em vendas, com 3.522 unidades comercializadas, a ponto de deixar para trás, e com folga, os tradicionais Mercedes-Benz Classe C e Audi A3, para dar dois exemplos.
Preço BYD SEAL 2025:
R$ 299.800,00
Galeria
Confira a galeria de fotos
Leia mais

BYD frustra expectativas com o preço do novo Dolphin Mini - jornalcruzeiro.com.br

BYD Shark é lançada oficialmente no México - jornalcruzeiro.com.br

Novos GWM Ora e BYD Seal agitam mercado de carros 100% elétricos - jornalcruzeiro.com.br

100% elétrico e requintado, BYD Seal já superou até alguns tradicionais alemães - jornalcruzeiro.com.br

BYD apresenta o novo sedã híbrido plug-in King DM-i - jornalcruzeiro.com.br

BYD abre pré-venda da picape Shark no Brasil - jornalcruzeiro.com.br
