Benê Gomes
Fiat Toro fica mais interessante e rápida com novo Multijet 2.2 turbodiesel
Picape é o terceiro modelo do Grupo Stellantis a incorporar o motor de 200 cavalos

Na semana passada, a Jeep apresentou o Commander com o novo motor Multijet 2.2 turbodiesel de 200 cavalos, produzido pelo Grupo Stellantis. Pois, agora, foi a vez da Fiat, que também aplicou o novo propulsor em sua picape compacta média líder de vendas do segmento. No início deste ano, a Fiat já havia apresentado um reforço para a linha 2025 da Toro, a volta da versão Ultra. Então, aproveitando o lançamento do motor 2.2, ela redesenhou a lista de versões. “Em janeiro deste ano trouxemos de volta a versão Ultra, que antes contou com motor diesel, mas, agora, a posicionamos como a opção topo de linha entre as versões flex”, explicou Alexandre Clemes, diretor de marketing de produto da Fiat. Assim, a marca abriu caminho para colocar em posição de destaque as duas versões equipadas com o novo motor diesel, a Volcano e a Ranch, as mais equipadas e caras da linha.
Mas antes que você pergunte, a Toro 2025 não tem nenhuma outra novidade para a linha 2025 (apresentada no ano passado). Por isso, toda a atenção ficou em torno do motor mais forte, que, como é fácil imaginar, exigiu alguns ajustes em suspensão, freios e na transmissão automática de nove velocidades. Segundo Renato Sartori, diretor da Tech Center Stellantis América do Sul, como se trata de um motor maior, foi feito um trabalho para alongar as relações finais de marcha para manter a eficiência em rotações baixas, o que ajudou a melhorar, um pouco, o consumo de combustível. “E fizemos um ajuste importante na carga de mola da suspensão dianteira para ajudar a melhorar o balanço vertical, que chamamos como cabeceira de ponte, além do redimensionamento dos freios, com discos maiores nas rodas dianteiras; tudo para manter o mesmo conforto e a mesma performance oferecidos pela antiga versão 2.0 diesel.”
No primeiro rápido contato com a Toro 2.2, andando em uma pista de testes, ficou clara a mudança de comportamento da picape, ainda mais ágil na arrancada e melhor nas retomadas de velocidade, algo comprovado em números, como o 0 a 100 km/h feito em 9,6 segundos (contra 11,2 da versão 2.0). Mesma coisa para o equilíbrio da carroceria, uma característica positiva da Toro e que foi mantida.
Vida longa para os motores diesel
Em tempos em que se fala muito em plataformas híbridas e a busca por combustíveis menos agressivos ao meio ambiente, como é o caso da Bio Hybrid, da própria Fiat, será que esse lançamento é sinal de sobrevida para os motores movidos a diesel? Na opinião de Alexandre Clemes, é difícil imaginar o segmento de picapes sem o diesel, mesmo com a elevação do preço registrado recentemente. “Para se ter uma ideia, as versões diesel representam 35% das vendas da Toro, e temos a expectativa de aumentar o volume com a nova motorização. Ou seja, aqui vamos manter as opções diesel, sem dúvida.”
A Fiat Toro, vale lembrar, é a única do seu segmento com opção diesel e tração 4x4. Concorrente próxima em preço e proposta, é a Ford Ranger, mas se trata de uma picape média e que não oferece o mesmo espaço para passageiros.
Preço Fiat Toro 2025
Volcano turbodiesel 4x4 AT9: R$ 206.990,00
Ranch turbodiesel 4x4 AT9: R$ 224.990,00
Galeria
Confira a galeria de fotos