BENÊ GOMES
Vai restaurar seu primeiro clássico? Especialista mostra o que é importante

Com mais de 35 anos de experiência na indústria automobilística, Sandro Stoco acumula passagens por grandes empresas do setor, como Chevrolet e Karmann, além de ser inventor do S-Tronic, máquina de remanufatura de bicos e unidades injetoras. No entanto, um dos projetos mais marcantes de sua carreira foi a restauração do Ford Escort XR3 1984, ícone esportivo brasileiro dos anos 1980. Mesmo tendo encontrado o modelo abandonado e em péssimas condições, teve muito entusiasmo pela oportunidade de poder dar vida nova a um carro símbolo de sua infância. Depois de quatro anos com muitos desafios técnicos e de documentação, conseguiu finalizar a restauração. O resultado foi confirmado com a venda do carro por R$ 60 mil, em Recife (PE), mas que hoje tem valor estimado acima de R$ 100 mil.
Outro projeto importante para Stoco foi o do Volkswagen Passat Pointer GTS 1988, restaurado para homenagear o irmão falecido de um cliente. O modelo, que ficou parado por 23 anos, ganhou vida com peças originais, suspensão retrabalhada e pintura impecável.
Como explica Stoco, cada projeto segue um processo rigoroso, da desmontagem completa à pesquisa minuciosa de peças e materiais originais, até a finalização. Para ele, recuperar carros nacionais é também a chance de homenagear a história automotiva brasileira, já é feito um resgate da alma de veículos icônicos. Para quem está interessado em desenvolver seu primeiro projeto pessoal ou prestar esse serviço a um cliente, Stoco dá um passo a passo ideal para realizar um bom trabalho.
Vale dizer que, para cada carro restaurado, Sandro Stoco elabora uma entrega diferente, pela qual o cliente pode trazer seus familiares, escolher uma música para retirada da capa, tudo para tornar o momento verdadeiramente emocionante, como todos os envolvidos merecem.
Passo a passo da restauração
- Entrevista com o proprietário do modelo (no caso de um carro de terceiro)
- Pesquisa profunda sobre o modelo em questão: cores, peças e materiais que precisam ser separados
- Desmontagem completa do carro (etapa que o modelo fica somente na sua estrutura)
- Funilaria completa
- Checagem geral e funcionamento do motor
- Revisão e troca dos componentes de suspensão
- Galvanização e cromagem da carroceria e acessórios
- Pintura das peças
- Procura e compra de peças originais
- Revisão e aplicação de novo acabamento interno
- Entrega do veículo finalizado
Galeria
Confira a galeria de fotos