Buscar no Cruzeiro

Buscar

CINTURÃO VERDE

Cantareira é patrimônio natural da Unesco em São Paulo

Parque na zona norte da Capital abriga ampla variedade de fauna e flora

07 de Novembro de 2023 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Do mirante, dá para avistar grande parte da cidade de São Paulo
Do mirante, dá para avistar grande parte da cidade de São Paulo (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque da Cantareira é uma joia dos paulistas que merece ser mais conhecida e preservada. 

O parque foi Inaugurado em 1962 e fica ao lado do Horto Florestal de São Paulo. O complexo é formado por uma das maiores áreas de mata tropical nativa do planeta, situada em uma região metropolitana. 

A área se estende pelos territórios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. São 7.900 hectares de remanescentes de Mata Atlântica, patrimônio que em 1994 foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela Unesco.

Além de abrigar uma fauna com 388 classes de vertebrados e 478 de invertebrados, ostenta uma flora com espécies de cabuçus, jequitibás, juçaras, cedros, xaxins e bromélias. Além de outras ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás. 

Pedra Grande

A primeira área de visitação do Parque da Cantareira aberta ao público, em 1989, foi a Pedra Grande, um afloramento rochoso de granito, mirante natural com aproximadamente 1.010 m de altitude, que possibilita a vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo. 

O mirante é alcançado por meio de dois acessos: pela Trilha da Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo, e pela Trilha da Suçuarana, a partir do núcleo Águas Claras.

O Museu da Pedra Grande é outro atrativo. Foi inaugurado em 1971 e abriga uma maquete do parque de 1937.

A pé ou de bicicleta

O Parque Estadual da Cantareira tem 14 trilhas de caminhada, incluindo a trilha da Pedra Grande, a de Mountain Bike, a da Cachoeira, da Jaguatirica, entre outras.

Uma ciclorrota leva os amantes do pedal até a Pedra Grande, passando por um lago, cachoeira e pelo viveiro de mudas nativas do parque.

Para obter mais informações das rotas e passeios, o visitante pode seguir para o Centro de Visitantes, localizado próximo à base de entrada e fiscalização do complexo.

Para a Pedra Grande, o ingresso custa R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Também dá para pesquisar as belezas e outros atrativos do parque pelo site saopaulo.sp.gov.br. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos