Lady Gaga
Show renderá R$ 600 mi
A Artista possui apelo que refletirá em movimentação financeira em diversos setores do Rio de Janeiro

A passagem da estrela americana Lady Gaga pela cidade do Rio de Janeiro deve proporcionar à economia carioca a movimentação de R$ 600 milhões. O show gratuito acontece no dia 3 de maio, em pleno feriado prolongado do Dia do Trabalhador, quando são esperadas 1,6 milhão de pessoas nas areias da praia de Copacabana.
Desse público estimado, 240 mil devem ser turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% brasileiros. As estimativas fazem parte do estudo Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio 2025, divulgado nesta sexta-feira (11). O levantamento foi elaborado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e a Riotur, empresa de promoção ao turismo da prefeitura.
A pesquisa aponta que, do turista estrangeiro, é esperado um gasto médio de R$ 590,40 por dia. Já para o turista brasileiro, R$ 515,84. O morador do Rio, que não precisa pagar por hospedagem, gastará R$ 133,60 diários, estima o estudo.
Efeito feriadão
Como o show da popstar dona de sucessos como Bad Romance, Poker Face e Born This Way, acontece em um sábado, dois dias depois do feriado, a prefeitura carioca estima que os turistas estrangeiros passarão quatro dias na cidade, em média. Já os brasileiros, três dias. Esse período prolongado explica, de acordo com os técnicos, porque a movimentação econômica deve superar em 27,5% o impacto de R$ 469,4 milhões gerado pela cantora Madonna, que e apresentou na mesma praia de Copacabana em 4 de maio do ano passado. Na ocasião, a prefeitura disse que o público foi também de 1,6 milhão de pessoas.
Efeito multiplicador
O megashow da cantora Lady Gaga será patrocinado por empresas privadas, com o apoio do governo do estado e da prefeitura do Rio de Janeiro. O levantamento da prefeitura aponta que, em maio de 2024, quando houve o show da Madonna, a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), um tributo municipal, aumentou 13,8%, já descontada a inflação.
Atividades relacionadas ao turismo, eventos e entretenimento, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário e atividades artísticas tiveram um incremento na arrecadação de R$ 7,3 milhões, na comparação entre maio de 2024 (R$ 59,8 milhões) e maio de 2023 (R$ 52,5 milhões).
Os organizadores do evento afirmam que somente com o anúncio do show, a estimativa de publicidade gratuita na mídia global foi de US$ 48 milhões (equivalente a cerca de R$ 280 milhões), valor que deve superar a R$ 1 bilhão com o show de Lady Gaga. (Agência Brasil)