Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 11 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aniversário

Araçoiaba da Serra completa 168 anos de beleza e tradição

Município cultiva tradição e história, ao mesmo tempo que projeta um olhar para o futuro com foco no desenvolvimento

05 de Abril de 2025 às 22:32
Natureza exuberante atrai os olhares e conquista moradores e visitantes
Natureza exuberante atrai os olhares e conquista moradores e visitantes (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 03/04/2025)

Ao passar pelo portal que dá as boas-vindas a Araçoiaba da Serra, o visitante atravessa mais do que uma entrada simbólica — ali começa o caminho por uma cidade rica em histórias, acolhedora e repleta de belezas naturais. O pôr do sol encanta e as águas do Lago Municipal trazem calmaria para quem passa pela pista de caminhada. Nesta segunda-feira (7), Araçoiaba da Serra completa 168 anos. Ao longo desse tempo, o município tem preservado suas tradições e riquezas do passado, celebrando as conquistas do presente e buscando manter o olhar voltado para o desenvolvimento futuro.

A história do município está relacionada à exploração mineral e à presença indígena — a qual, inclusive, dá origem ao seu nome. Araçoiaba da Serra vem do tupi-guarani e significa “Esconderijo do Sol”, uma referência ao famoso Morro de Araçoiaba. Localizado na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, a área é um importante marco geográfico regional.

Tudo começou no século XVI, quando os bandeirantes descobriram minério de ferro na região. Em 1589, Afonso Sardinha e seu grupo se instalaram às margens do Ribeirão Ipanema à procura de ouro, no entanto, encontraram grande quantidade do metal. Esse acontecimento atraiu o interesse da Coroa Portuguesa e, mais tarde, levou à criação da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, fundada em 1810. Ação que impulsionou o desenvolvimento local.

Mudanças ocorreram e no final do século XVIII o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova fábrica depois que recebeu amostras de minério da região. Dada a importância do empreendimento, foi criada a capela da Fábrica Ipanema por meio de um alvará de D. João VI. No entanto, houve restrições à ocupação do local, como a proibição do corte de madeira e da construção de casas no terreno da fábrica. Assim, a sede da paróquia foi transferida para outro espaço.

Em 1821 foi criada a freguesia de Sorocaba em um antigo pouso de tropeiros, no bairro de Campo Largo. Ali o povoado se desenvolveu e em 7 de abril de 1857 se tornou a vila de Campo Largo de Sorocaba — o marco inicial do município. Já em 1934, a cidade voltou a ser distrito e foi novamente incorporada a Sorocaba. Após mais mudanças, em 1936 o povoado é transformado em município. Em 30 de novembro de 1944, a cidade recebe, finalmente, o nome de Araçoiaba da Serra.

Características

Araçoiaba da Serra é caracterizada pela tranquilidade e qualidade de vida, tendo a educação como um dos mais importantes pilares. A cidade oferece nas escolas programas de robótica e tecnologia desde 2021. A rede de saúde é bem estruturada. Já a segurança, é efetiva, com baixos índices de criminalidade.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Araçoiaba possui população estimada em cerca 35 mil habitantes. A maioria da população é urbana, mas também há moradores nas áreas rurais preservadas, as quais deixam a paisagem mais verde e impulsionam a economia local.

Muitos têm Araçoiaba como a sua cidade natal. No entanto, hoje, o município é diverso, pois recebe pessoas da capital, em busca da paz que o interior oferece, de cidades vizinhas e até de outros estados, que se tornam araçoiabanos de coração.

Um dos motivos é a oportunidade de emprego e investimento que existe em Araçoiaba da Serra, principalmente no turismo.

Outro aspecto importante é o crescimento industrial dos últimos anos. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostram que entre 2002 e 2022, Araçoiaba teve aumento de 1200% no estoque de empregos industriais. Ainda conforme a Secretaria, a localização estratégica e acesso facilitado aos canais de escoamento e aos grandes mercados consumidores do Brasil, como as regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba, influenciaram nesses números.

Moradores fazem parte da história da cidade

O que seria de uma cidade sem os seus moradores? São eles que dão vida e alegria ao município. Em Araçoiaba da Serra, muitas famílias foram formadas, amizades cultivadas e negócios próprios construídos. Quem vive na cidade garante que não pretende sair — afinal, foi em Araçoiaba que encontrou o seu lar.

O empresário Marcio Vidal, de 57 anos, é um dos milhares de habitantes que faz parte da história de Araçoiaba da Serra. Ele conta que seu avô, Vidal Martins, foi o primeiro barbeiro da cidade. O seu pai também nasceu no município. Já Marcio nasceu em São Paulo e morou em Sorocaba, mas fez questão de viver na cidade de sua família. “Meu pai teria hoje mais de 90 anos, ele já faleceu, então eu voltei para a cidade onde meu pai nasceu”.

Morador de Araçoiaba da Serra há dez anos, hoje, ele vive em uma chácara e aprecia a tranquilidade do local. “Não é longe do centro. Eu venho a pé todos os dias fazer caminhada, vou no lago andar. Para mim é muito interessante morar aqui. Eu conheço todo mundo, eu paro pra conversar com todo mundo, a gente dá muita risada. Daqui, não pretendo não ir embora mais não”.

Quem tem o mesmo sentimento é o xará Márcio Donizeti Ribeiro, de 47 anos, mais conhecido como “Galo”. Nascido e criado em Araçoiaba da Serra, o barbeiro montou o seu comércio no centro da cidade. Na parede do estabelecimento comercial está o seu diploma de formação de 1995. Um desejo que surgiu na adolescência. “Veio na minha mente quando eu era “moleque” e trabalhava no comércio de empacotador. Não tinha estudo e sofria. Eu ia cortar o cabelo nos barbeiros e ficava pensando que a vida do barbeiro era boa, mais tranquila. Comecei a fazer um curso, tanto é que na minha família não tem ninguém, só eu”.

Hoje, o “Galo” é dono de seu próprio negócio e tem clientes fiéis. “Eu gosto daqui, é uma cidade maravilhosa. Eu não tenho o que reclamar. Onde eu moro está bom, o ganho é bom, consigo viver bem. Araçoiaba é do povo humilde e quem é humilde sempre vai ter a sua clientela”.

Já a aposentada Tereza Batista Souza, de 74 anos, já passou por diversas cidades, mas escolheu Araçoiaba da Serra para ficar. Nasceu em Riversul, morou em Itaporanga e também em São Roque. Depois, comprou um pedaço de terra em Araçoiaba, em uma região de chácaras, onde vive hoje. “Os médicos mudaram e são bons. E eu gosto de onde moro, tem um laguinho, é sossegado e gostoso”.