Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Parceria tripartite viabiliza experiência a alunos de jornalismo

Adesão e motivação dos estudantes têm crescido a cada oportunidade de atuar produzindo conteúdo jornalístico

04 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cobertura permitiu mostrar a demora para votar na escola estadual Marco Antônio Mencacci, em Aparecidinha
Cobertura permitiu mostrar a demora para votar na escola estadual Marco Antônio Mencacci, em Aparecidinha (Crédito: ANA HELOÍSA ROSÁRIO - AGÊNCIA FOCS UNISO)

Parceria firmada entre o jornal Cruzeiro do Sul, a rádio Cruzeiro FM 92,3 e a Universidade de Sorocaba (Uniso) permitiu que os alunos de Jornalismo da instituição participassem da cobertura das Eleições 2022 em Sorocaba e região. A iniciativa aconteceu pela quarta vez.

O coordenador do curso, professor Fernando Negrão Duarte, disse que a adesão e a motivação dos estudantes têm crescido a cada oportunidade de atuar produzindo conteúdo jornalístico no dia do pleito eleitoral. “Estas ocasiões também ilustram as aulas e contribuem com o processo de formação dos futuros jornalistas. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho realizado e com a confiança que viabiliza esta parceria entre a universidade e os veículos de comunicação que fazem jornalismo de qualidade na nossa cidade”, comenta Negrão.

No primeiro turno das Eleições de 2022, foram mais de trinta estudantes participando em Sorocaba e em outras cidades da Região Metropolitana, como Mairinque, Tatuí, São Roque e Votorantim. Eles acompanharam o movimento das seções eleitorais e do entorno dos locais de votação desde antes das 8h de domingo (2). Foram produzidos textos, fotos, notas informativas e material de rádio, com boletins e entrevistas que foram veiculados pelo portal do Cruzeiro do Sul e ao longo da programação dedicada à eleição pela Cruzeiro FM. Esta agilidade na divulgação foi mais um fator motivante para os trabalhos que só foram encerrados após às 18h do domingo.

O treinamento dos estudantes e a coordenação da cobertura foram realizados pela Focs -- Agência Experimental de Jornalismo da Uniso. Já a supervisão do trabalho de campo e dos conteúdos produzidos pelos alunos ficou a cargo dos docentes que fazem parte do colegiado do curso de Jornalismo.

“O trabalho em equipe e o comprometimento dos professores garantiu o suporte necessário para a cobertura em uma ação que se caracteriza como extensão universitária. Atuamos produzindo jornalismo de prestação de serviço e utilidade pública para a comunidade em parceria com os veículos”, ressaltou Fernando Negrão. Além do coordenador do curso, os professores que supervisionaram os estudantes de jornalismo foram Evenize Batista, Guilherme Profeta, Mara Rovida e Marcel Stefano. (Da Redação, com informações da Focs)